segunda-feira, 14 de março de 2011

Consoles e PC - O atraso e minhas opiniões sobre a atual geração de games

HUAHUAHUA Nome tosco do caralho. Então, tipo, na verdade essa postagem é um desenvolvimento maior de um comentário meu na GameVício (site de filho da puta), sobre uma matéria que estatava o óbvio: Que os consoles atrasam o desenvolvimento gráfico de jogos para PC e que o PC está facilmente uma geração a frente dos consoles em tais quesitos. Todo gamer sabe disso, isso é meio óbvio na verdade... Mas enfim vamos a meu comentário:

Só que tem uma coisa que a galera não pensa: Não é todo mundo que joga em PC, que o PC está "facilmente uma geração a frente." O custo de um PC em tais condições, além disso, é muito maior que o de um console, e os preços dos consoles e jogos já são altos (mesmo para os gringos, a diferença que eles podem pagar) o suficiente. A verdade é que video-game é um hobbie um tanto quanto elitizado (novamente digo, mesmo para os gringos, ou você acha que os caras do gueto lá nos EUA ficam felizinhos com seus Xbox?), e se os consoles (que precisam ficar anos no mercado, na nossa forma de mercado de jogos atual) fossem desenvolvidos duas gerações a frente (para assim competir com o PC), além de todo mundo que tem PC conseguir jogar assim, seria uma coisa AINDA MAIS elitizada do que já é e o alto custo não compensaria para as empresas o apelo de massa que o mercado de video-games hoje em dia tem. Portanto, não basta dizer "Ah minha placa de video que eu dei 3 salários inteiros só nela com meu processador de 78977676765789 núcleos arregaçam um console, console atrasa."; deve-se observar também o aspecto econômico da coisa.

Quando saiu o PS3, por exemplo, ele custava 600 dólares. E os jogos, 60 dólares... Então o cara comprava um PS3, depois 10 jogos e, PÁ! 1200 dólares. Nos EUA, já dá pra comprar um carro véio com isso. Aliás, aqui no Brasil também dá (se tratado em dólares é claro). Aliás quando saiu o PS3 por aqui, as Lojas Americanas estavam cobrando SÓ 7000 reais em um. Super barato, não acham? Mas enfim, observe a elitização da coisa.

Outra coisa, os PCs são um diferente do outro, os consoles não. Se os jogos fossem feitos ESPECIALMENTE pra rodar em uma GeForce GTS250, com um AMD 64 X2 5200 e 2GB de RAM, já teriam seus gráficos muito melhores que os de qualquer console, no entanto, por vezes me vejo obrigado a diminuir os gráficos pra conseguir jogar em uma frame-rate aceitável (galera que lê meu blog que não entende dessas paradas e tá com "?" na cabeça, pára de ler a matéria, porra). Agora os consoles são todos iguais, portanto os jogos são feitos otimizados para suas configurações. Outra coisa também, é que, puta que pariu, sempre que vejo um jogo de console rodando, DÓI MEUS OLHOS de tanto ver serrilhado... Cara vi Castlevania Lords of Shadow rodando numa TV de plasma linda esses dias, full HD, bagulho loko... Putz mas se fosse num PC eu ia jurar que o cara tava jogando com o gráfico no mínimo. Tava de doer os olhos. MGS4, também... Tudo bem que é um jogo velho, mas puta merda cara, o jogo já parece que tem o gráfico no mínimo, tem mais cutscene do que jogo e ainda DÁ LAG no PS3. Naboa, exclusivo dando lag é uma coisa que eu acho nojenta. God of War series os jogos nunca tem V-Sync pra conseguir ter um gráfico melhor, etc.

Não tô dizendo que console não presta nem nada, só tô mostrando exemplos do por quê diz-se que atrasa. Enfim, espero que todo mundo tenha entendido... Eu sei que mandei não ler a matéria, mas aqui vai um glossário dos termos que eu usei:

Geração: Refere-se às diferentes gerações de consoles e hardware de PC. Por exemplo, na geração passada a Sony tinha o Play 2, hoje tem o Play 3, em breve terá o Play 4 na geração seguinte, etc. Geralmente as plataformas de cada geração competem com poder de processamento parecido, tendo cada plataforma seu diferencial.

Console: Plataformas de video-game, como Playstation, Xbox, etc.

Frame-Rate: a taxa de quadros por segundo que um jogo roda. Quando um jogo é "pesado" demais para a máquina que o processa, é normal que essa taxa caia, deixando assim o jogo lento.

Lag: lentidão, atraso. Nesse post usei para me referir à situação descrita acima.

Placa de vídeo: O componente do PC mais importante para rodar jogos, responsável pelo processamento gráfico, possibilitando, quando avançada, a renderização de gráficos 3D como estes (clique para ver em tamanho real):


Processador: A unidade mãe de processamento, o cérebro do PC. De uma forma bem leiga, quanto mais núcleos, mais potência, como se seu cérebro tivesse mais neurônios (alerta: O uso de maconha próximo ao computador pode diminuir sua capacidade de processamento)

Exclusivo: Quando uma desenvolvedora de jogos assina contrato com uma fabricante de consoles para só lançar o jogo para sua plataforma, visando impulsionar as vendas da mesma.

Serrilhado: Graças a imagens em 3D serem compostas por píxels (que são quadrados), por muitas vezes pode-se notar nas bordas de praticamente tudo o que for na diagonal, serrilhados. O filtro que elimina isso (Anti-aliasing, AA) é conhecido e é pesado para processar.

V-Sync: Função pesada de processar que sincroniza a frequência que os gráficos são processados, com a frequência da TV ou monitor, eliminando assim erros de imagens como saltos na tela e a imagem quebrando (geralmente coisa de 1/3 de segundo).

Enfim é isso. Vlw aí. Eu nem pretendia postar isso aqui, mas gostei do comentário lá e decidi fazê-lo. Em breve volto com uma postagem legal, estadual e bonita como a anterior. Vlw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário