quarta-feira, 2 de junho de 2010

Finalmente estreando: Mulheres e Ficção. Por que a preferência?

Bom, essa é a primeira real postagem aqui, então não esperem muito dela...

No entanto, percebi uma coisa de mim hoje: Dou preferência a mulheres.

Opa, eu não sou bissexual e prefiro mulher, não é isso. É o seguinte:

Eu dou preferência pra mulheres na ficção:



Seja a Xena (acima), a Baiken, ou mesmo Anne Rice, pra mim é sempre mais interessante que, ou a protagonista, ou a escritora da obra, seja uma mulher. E aí temos a pergunta: Por que isso, Yan?

Porque eu gosto de mulher, sou macho, porra!!!

...

Brincadeira.

Porque as mulheres têm uma construção hormonal diferente da minha, que sou homem, isto é, mesmo que uma mulher tenha um cérebro igual ao meu e seja submetida desde seu nascimento às exatas experiências às quais eu fui, ela vai ser diferente. Porque sendo mulher ela vai ter hormônios diferentes, sentir emoções diferentes.

E o que isso tem a ver com a tal preferência, então?

Pois bem, uma estória protagonizada por um homem vai mostrar os MEUS hormônios em ação. Mesma coisa a escrita por um homem (mas nesse caso salva-se caso seja uma mulher a protagonista). É um mundo sexualmente falando (e não me refiro apenas à parte realmente sexual da estória) igual ao meu. Agora uma mulher é diferente, é um mundo totalmente novo a ser desvendado, é um mundo mágico, um mundo feminino. Se vemos tudo aquilo igual a gente, estórias não nos acrescentam nada, portanto uma mulher, que nunca vai ter uma postura igual à minha perante a sociedade (ainda que apresente uma postura parecida).

E quanto mais diferentes (porém é claro, se com iguais níveis de fundamento) os pontos de vista a que somos apresentados, mais divertido (IMO) é estudá-los, analisá-los, degustá-los. Mais nos acrescentam.

Daí a minha preferência por personagens femininas.

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Mesmo sendo mulher prefiro mulheres como protagonistas. ^^ Principalmente em obras de ficção/fantasia.

    ResponderExcluir