terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sobre a mensagem, o conteúdo interpretável e o lixo

Vejam bem, antes de mais nada eu queria esclarecer uma coisa:

Sobre a palavra sociologia e todo sua família ("sociologicamente", "sociológico", etc), eu queria falar que, gente, eu tenho pouquíssimo estudo sobre a ciência da Sociologia em si. No máximo algo que meu primo me ensinou e/ou o que aprendi na escola. Então, tipo, quando eu digo, vai... "Portanto, sociologicamente", eu não, de forma alguma, quero dizer "De acordo com a Sociologia"! Eu apenas estou me referindo à mesma como "Ciência que estuda a Sociedade", ou seja fica algo como "Portanto, estudando a sociedade de forma científica baseado em um olhar que procura afastar-se do senso comum." Logicamente, escrever "sociologicamente" é muito mais prático. Também tem que, modéstia a parte, eu me considero uma pessoa com uma grande capacidade de ler a sociedade e de identificar as engrenagens do sistema, daí a eu usar tanto esse tipo de palavra. O mesmo vale para Psicologia, Filosofia, Antropologia, etc.

Agora vamos ao que interessa.

Muitos escritores, ou mesmo artistas de diversas áreas, já disseram que obras literárias não têm nenhum, ou têm muito pouco valor caso sejam explícitas, ou seja, jogadas na cara, sem nenhum conteúdo para interpretar. E eu meio que concordo com isso. Lógico que tem coisa que eu gosto que é toda jogada na cara e tal, mas lembrem-se que gostar =/= achar que algo é bom.

Esse conteúdo pode ser qualquer coisa, na minha opinião... Desde um elemento que existe na estória e para a estória (Como, por exemplo, uma estória policial onde a identidade do bandido NÃO é revelada, cabendo ao leitor/expectador pensar em quem é o mesmo), até mensagens colocadas pelo(s) autor(es) e conteúdo sociológico (como meu conto A maldição das borboletas, link no final do post).

É claro, isso é mais uma questão de gosto, mas pra mim uma estória que provoca a reflexão é muito melhor. Isso, claro, também tem a ver com personagens planos e esféricos.

Alguns exemplos em várias mídias (e com fotinhas! :D)

Obras, interpretáveis, com personagens esféricos:

Silent Hill 2



Xena - A Princesa Guerreira



Laranja Mecânica



Obras "pobres", por assim dizer:

Crepúsculo






Carga Explosiva (todos)





Bom, basicamente é isso. Aqui o link pro conto que mencionei, não precisam ler... http://freetexthost.com/ypmanbldqn Ao invés disso, leiam meu livro UAHUAHUA (Propagandinha esperta /saf) Aqui \/ Só tem até o capítulo 6, mas dane-se 8D




Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário