sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Análise do Mês #1



Bom, esse é o primeiro post "Análise do Mês", ou seja, mensalmente eu vou fazer um review de alguma coisa. Que coisas? Não sei, pode ser de filme, jogo, série (por temporada), livro, album, etc. Eu quem vou decidir isso. Será todo dia 15. E pra iniciar isso, eu escolhi a primeira temporada do seriado de TV Nurse Jackie.



Bem, eu terminei de assistir à primeira temporada ontém e, caralho, é foda. Optei por analisar as séries por temporada porque elas variam muito de uma pra outra... Muitas vezes essa variação afeta a qualidade, portanto. Enfim, vamos ao review.

Minha sinopse

Jackie é uma enfermeira em um movimentado hospital de NY. Entre um paciente do hospital e outro, parte para tornar a vida mais fácil, parte por causa de suas terríveis dores nas costas, ela toma, cheira, mastiga, coloca no café, ou ingere de algum outro modo doses cavalares de drogas legais cujas vendas são proibidas sem prescrição médica.

Se você que está lendo teve a impressão do meu amigo de "Ah é tipo um House feminino", pode ir tirando o cavalinho da chuva. A primeira coisa que me chamou a atenção à série, é que Jackie não é linda, não é jovem, não mostra a bunda, não é super inteligente, comete erros com frequência, é infiel em seu casamento e se fode pra caralho, além de ser uma junkie-de-drogas-legais de carteirinha. Trocando em miúdos, ela é um pouco como todos nós. Mas então o que a torna a personagem principal ao invés de outro personagem? Bem, algo com o House ela tem em comum, sim: A irreverência. Jackie não tem papas na língua e xinga mesmo. Ao invés de ser super-sarcástica como o médico-popstar, ela fica é puta mesmo e manda se foder! HUAHUAUH E passa por cima de qualquer barreira legal, ética ou burocrática pra fazer aquilo que acredita ser o certo. Mas mesmo assim, com todos esses defeitos, ela é uma personagem apaixonante: Apesar de tudo, Jackie mostra-se uma pessoa decente, inteligente (sem exageros) e, acima de tudo, ter um grande coração, mesmo que ela não admita isso com facilidade.

Mas eu tô falando muito da protagonista, significa que os outros personagens ficam obsoletos, então?

Sim e não.

Os episódios têm 30 minutos apenas, então é natural que seja um seriado centrado, mas mesmo assim, os outros personagens são (quase) tão apaixonantes quanto Jackie. Temos a Drª O'Hara, médica e melhor amiga de Jackie, que apesar de ser um tanto inconsistente no começo, se mostra igualmente humana ao longo da temporada. Temos o farmacêutico do hospital e amante da protagonista, Eddie, que não tem foco no começo, também, mas se mostra um personagem bem consistente no final, entre muitos outros personagens interessantes! Isso além daqueles que aparecem por um único episódio, como a maioria dos pacientes, mas mesmo assim em muitos casos, cativam.




E a atuação?

Na minha opinião é ótima, principalmente de Edie Falco no papel principal. Nada do que reclamar aqui.

Então é um seriado perfeito? Qual seu veredicto, grande mestre Yan?! (kkkkkkkkkkkk)

Bom, pelo menos julgando pela primeira temporada, eu achei o roteiro um tanto quanto inconsistente (dá aquela conhecida impressão de que vão inventando enquanto a gente assiste)... E minha maior queixa: O hospital parece uma pré-escola, é uma bagunça! Enfermeiras reais que me corrijam, mas eu acho um bocadasso de situações no hospital super-forçadas e irreais, só pra serem engraçadas mesmo, mas que acabam cortando um pouco a ligação tão forte que a série faz com nossa humanidade. No geral, porém, eu me surpreendi ao achar excelente, porque, confesso: Quando minha amiga Ary me recomendou a série (na verdade barganhamos e foi minha parte u.u''), pensei que ia achar no máximo "Legalzinho". Mas é a vida...
É uma série boa pra alguém que está procurando algo pra ver no almoço, mas também boa pra alguém que quer algo interessante, sem comprometer o tempo e ainda por cima, dar boas risadas.

Minha Nota: 7,5

_________________________________________

Espero que quem leu tenha gostado, esse foi meu primeiro review de seriado e tal, enfim, pra não tirar o foco do post, sem musiquinha u.u'' Eu ia deixar um trailer, promo ou qualquer coisa assim, mas não achei nenhum decente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário