quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Minha relação com Xena - A Princesa Guerreira

Eu acho o título dessa postagem meio esteticamente tosco, mas não encontrei melhores palavras para dar nome ao que vou falar aqui, pois o que eu estou prestes a digitar, é uma análise do meu âmago, vou cavar fundo dentro de mim e buscar explicitar pra quem ler, minhas idéias sobre, adivinhar ganha doce: Minha relação com "Xena - A Princesa Guerreira", minha obra de ficção favorita de todos os tempos.

[Primeira música: Pluvius Aestivus do Pain of Salvation ]

Eu nem sei por onde começar! Tipo, falar de XWP pra mim é meio sem fim a conversa, mas pelo menos eu teria uma idéia! Mas falar de mim e XWP! Isso é loucura. Mas eu sou louco e é loucuras são o que faço.
Pois bem, pra falar de minha relação com XWP primeiramente eu vou separar o meu "Eu em relação à arte" entre dois opostos que se entrelaçam eventualmente:

O crítico, filósofo, chato; E o bardo, apaixonado, poeta.

Um teoria, o outro sentimento. Razão e emoção. E eu tenho que dizer que, por mais que esse primeiro lado (que geralmente mostra-se muito mais latente) saiba apreciar Xena apesar de tudo, é o bardo quem ama essa série, quem tem essa ligação tão especial com ela.

[Segunda música: Nocturne do Secret Garden]

Porque se eu fosse analisar Xena - Warrior Princess como qualquer outro seriado, eu diria que é uma obra de ruim para mediana, entupida de clichês, com algumas coisas porquíssimas e tosquíssimas em vários aspectos! E eu sei que vários xenites tão com vontade de me mandar tomar no cu agora! Eu também mandaria, se não fosse eu mesmo quem tivesse escrevendo!

[Terceira música: Stream of Counciousness do Dream Theater]

Acontece que XWP não é, não foi, NUNCA SERÁ qualquer outro seriado. Pelo menos não pra mim e eu sei que pra muita gente também não! E agora eu vou dizer porquê:

Porque todas obras de ficção buscam se igualar à perfeição, possuem uma espécie de simetria em seus roteiros. Mas Xena, por mais que isso até possa ser justificado pelo envolvimento de vários autores e tal (mas eu duvido, porque há outras séries assim!)... Xena é como a vida! A vida não é simétrica, as coisas na vida não acontecem pensando se vai ser um roteiro bem construído! E se acontecem, pasmem, Deus (no qual eu não acredito) é um péssimo roteirista! Em Xena as coisas acontecem e aconteceram! Já era (ou não)! A série é humana, não como todo mundo, mas pelo menos como eu! E mesmo sendo humana, consegue trasmitir o quê de ficção e utopia sentimental que precisamos em ficção. É algo incrível, indescritível em palavras. Tudo o que eu posso dizer é que a ligação que eu (e presumo, a maioria dos xenites) tenho com aquelas duas, e com o resto dos personagens também, é algo especial. Pau no cu da máxima sentimental, é isso mesmo.

Tipo sei la, é como se um pedacinho de cada um de nós, e tantos meus fossem sendo expressados ao longo de simples seis temporadas! E quem me conhece sabe o quanto a maioria das coisas de XWP vão contra aquilo que eu digo, penso, acredito! Tem tanta coisa com a qual eu me identifico mais, tipo o niilismo da mitologia "lovecraftiana", tipo Dexter... Bem eu ia dizer "Tipo Anne Rice" mas acho que é o mesmo lado que gosta de XWP que aprecia o trabalho da Sra. Arroz. Enfim voltando! Mesmo com tudo isso, é Xena que tá cravado no fundo do meu coração, por algum motivo que eu venho tentando explicar aqui, em vão.

[Quarta música: Pagan Poetry da Bjork]

Eu confesso que às vezes eu tô aqui e penso algo como "Ah nem curto mais tanto Xena, foi algo mais momentâneo..." Mas basta abrir um episódio e assistir NÃO MAIS QUE DEZ SEGUNDOS e eu me lembro que isso não vai acontecer, porque é algo especial pra mim. Eu não preciso de lógica pra amar XWP, e sim, eu amo.

Eu não coloquei nenhuma imagem nesse post, nem colocarei. Porque se eu for ficar escolhendo imagens de Xena, eu vou demorar tipo umas horas olhando qual é a "mais perfeita".

E não vai ter videozinho aqui também não! Porque não rola, também ia ficar anos escolhendo. Enfim é isso. '-'


2 comentários:

  1. Tipo, disse que ia comentar amanhã... Mas não deu! Me emocionei! Eu me sinto como você... Eu acho TOSCAS N coisas em Xena. Acho que falta uma coisinha ali, outra aqui... Mas num total, geralzão, eu amo pra cacete a série e NENHUMA chega aos pés do sentimento que brota no fundo da minha alma quando eu assisto algum episódio!!
    issoaê! Falou por mim!!
    Beijo na bochecha agora... AHAUAHAUAHAU
    <3

    ResponderExcluir
  2. Se eu olhasse nos teus olhos agora, tu saberia o quanto entendi cada frase tua. Lindo!

    ResponderExcluir